O que faz um Conselheiro em Aleitamento Materno?

O leite materno é um alimento natural, vivo e completo, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções.

São muitas as vantagens do aleitamento materno e já é consensual por parte de várias entidades, como a Organização Mundial de Saúde e a UNICEF, que a sua prática exclusiva até aos 6 meses de idade é o melhor método para alimentar as crianças (1).

O aleitamento materno permite à mãe sentir o prazer único de amamentar e é, de facto, a forma mais barata e segura de alimentar os bebés.

O leite materno tem uma composição única capaz de oferecer benefícios à mãe e ao bebé, entre os quais (2):

Prevenção de doenças infeciosas e crónicas no bebé;

Efeito protetor sobre as alergias, nomeadamente as específicas para as proteínas do leite de vaca;

Melhor adaptação por parte do bebé a outros alimentos;

Contribuição para uma involução uterina mais precoce, e menor probabilidade de ter cancro da mama.

Por isso, são várias as formas em como a amamentação colabora para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam atingidos, nomeadamente o ODS 1 – Erradicar a pobreza, ODS 2 – Erradicar a fome e ODS 3 – Saúde de qualidade (3). Segundo o The Lancet, apesar dos benefícios da amamentação estarem já bem estabelecidos, a mesma não é praticada em muitos locais. São necessárias medidas de apoio à amamentação de acordo com os seus determinantes multifatoriais, como medidas de intervenção política, valores sociais, condições de emprego das mulheres e serviços de saúde para permitir que as mulheres amamentem. No caso destas intervenções serem realizadas adequadamente, as práticas de amamentação passam a ser responsivas e a ter sucesso rapidamente (4). Os Conselheiros em Aleitamento Materno (CAM) têm como função contribuir para um ambiente propício para a amamentação, nomeadamente, intervir nas atitudes e práticas sociais, especialmente do pai e da mãe, de forma a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. E, de acordo com a evidência científica, as taxas de início e de duração do aleitamento materno/aleitamento materno exclusivo melhoram aquando de um programa de educação e apoio em lactação, com a ajuda de conselheiros ou consultores em aleitamento materno (5).

Por todos os benefícios, como nutricionista e CAM, aconselho qualquer mãe, pai, ou cuidador de criança, a procurar auxílio no primeiro obstáculo ou dúvida que surjam na fase de amamentação.

(1) UNICEF, 2021. WHO, 2022.
(2) UNICEF, 2022.
(3) WABA, 2016.
(4) The Lancet, 2016.
(5) Sanjay Patel and Shveta Patel, 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *